Série #perfilparaseguir

O Manual do Bicho começa hoje uma série chamada #perfilparaseguir. A ideia é apresentar e indicar aqui pessoas que fazem um trabalho de formiguinha, mas com um impacto enorme na vida dos bichos. Com muito amor e dedicação eles tornam realidade aquela ideia, que provavelmente já passou pela cabeça de muita gente: “queria tanto fazer algo pelos animais que sofrem com maus tratos e abandono.” E se você também já pensou que adoraria ajudar os bichos, contudo não sabe como, venha ler, se inspirar, ajudar, compartilhar e apoiar essa causa. 

Nossa primeira indicação de #perfilparaseguir é de um casal de Brejo Santo/CE. Vocês sabem onde fica Brejo Santo? Eu também não conhecia e achei muito bacana o projeto que apenas eles dois estão tocando por lá – o @casadegatos.adote

A Laís Chalana Cavalcante e o marido Gustavo Ramos Gonçalves moram em Brejo Santo, que fica no interior do Ceará, a 505 km de Fortaleza. Eles moram na cidade há três anos e dizem que ela é muito tranquila e organizada, conhecida no Brasil pela educação. “Porém, o lado ruim é o caos devido ao abandono de animais na cidade e a Prefeitura que é responsável, não faz nada!”

Screen Shot 2018-05-18 at 1.31.06 PM

MB: Como e quando começou a ideia da Casa de Gatos?
LC: Meu marido e eu sempre gostamos de gatos, mas em 2017 começamos a castrar os animais das ruas (aos poucos) e colocávamos para adoção e só em dezembro senti a necessidade de criar uma conta no Instagram, a @casadegatos.adote para divulgar e mostrar o nosso trabalho e quem sabe até incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

MB: O que é Projeto C.E.D. e por que ele é importante?
LC: C.E.D significa Capturar, Esterilizar e Devolver, pois tem o propósito de fazer controle populacional de colônias de gatos de rua. Esse método foi criado na Inglaterra em 1950 e desde então tem ajudado ONGs e protetores independentes a controlar o aumento de animais e dá uma melhor qualidade de vida para eles. A importância disso é o fato de que a cidade vai ter menos animais na ruas e as colônias não aumentarão, pois os animais estarão castrados e posteriormente também vacinados.

MB: Vocês recebem alguma ajuda governamental? Como se mantem? 
LC: Não recebemos nenhuma ajuda governamental e nem temos apoiadores, pois o nosso “pequeno projeto” ainda está no início e fazemos como podemos. O custo desse projeto ainda é relativamente baixo comparado aos vários projetos por aí existentes. Aqui, todo e qualquer valor gasto é retirado do nosso orçamento mensal.

MB: Por que ajudar os bichos?
LC: Ajudar os bichos é ter coragem, sensibilidade e compaixão. É defender os direitos daqueles que são vistos ainda como coisas e não como seres sencientes. Depois que ajudamos o primeiro animal fica claro que isso é um fator de crescimento espiritual e de alguma forma iremos ajudar novamente. Sem falar na GRATIDÃO que é recíproca, pois a INGRATIDÃO não faz parte dos bichos e sim dos HUMANOS.

MB: Se alguém quiser colaborar com vocês, como fazer?
LC: O @casadegatos.adote está disponível para ajudar e ser ajudado!
Basta nos mandar uma mensagem pelo Instagram.
Afinal, todos os colaboradores com o mesmo intuito de ajudar os animais serão sempre bem-vindos!

Vejam abaixo as fotos de alguns gatinhos que foram resgatados por eles.

casadegatosadote1
 O gatinho Nutella com aproximadamente 6 meses. Na primeira foto ele está recém castrado e depois de uns dias indo para sua nova mamãe, que também já havia adotado outra gatinha. 
casadegatosadote2
A gatinha Maria Peluda de aproximadamente 8 meses. As primeiras fotos são do dia do seu resgate e abaixo como ela está hoje. Ela ainda está disponível para adoção.
casadegatosadote3
A gatinha Minnie de aproximadamente 3 meses. As fotos à esquerda são do dia do resgate e à direita como ela está atualmente. Ela foi adotada e hoje vai para o seu novo lar.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s